Comissão aprova reajuste no STF

Foi aprovada, na última quarta-feira (9) pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, a proposta que aumenta o salário do procurador-geral da República (PGR) de R$ 26.723,13 para R$ 32.147,90 — um reajuste de 20,3%. Também foi aprovado o aumento do salário dos ministros do STF, teto do serviço público. Essa elevação salarial provoca um efeito cascata nos três Poderes, elevando os salários de diversas categorias de servidores, em diferentes proporções, nas três esferas: federal, estadual e municipal. O último aumento do salário do procurador-geral da República ocorreu em setembro de 2009, junto com o aumento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, os subsídios dos dois cargos eram de R$ 24,5 mil. A proposta, que tramita em regime de prioridade, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e pela de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.