Sindicato a favor do voto consciente

Mais de 40 entidades pernambucanas assinaram na manhã de ontem (17), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Pacto em Defesa do Voto Consciente. De iniciativa do Fórum Permanente de Combate à Corrupção (Focco), o pacto recebeu o apoio das mais diversas instituições, desde a OAB até a Universidade católica de Pernambuco, passando pelo Ministério do Trabalho e Emprego e diversos sindicatos. Representado pelo seu presidente Ricardo Souza, o SINDICONTAS esteve presente ao evento, confirmando assinatura do documento em defesa da democracia. A campanha vem em um momento político bastante importante. Por um lado, a sociedade conseguiu aprovar a Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por um colégio de juízes. Por outro lado, entretanto, 20% dos eleitores da região Nordeste admitem que negociam seus votos, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha em 2009. É preciso, portanto, participar ativamente de movimentos como o que foi capitaneado pelo Fórum para promover eleições mais democráticas e honestas.