Técnica especial possibilita comunicação entre sindicalizada e filho autista

Neste domingo (2), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para celebrar essa data especial, o SINDICONTAS-PE compartilha a experiência de uma servidora do TCE-PE filiada ao sindicato quanto ao desenvolvimento de uma técnica que facilita a comunicação com autistas.

Mãe de Pedro Carvalho de Lucena, atualmente com 18 anos, Claudia Carvalho, que é técnica de auditoria do Tribunal, descobriu o autismo do filho quando ele tinha dois anos. “Ele é um autista grave, além de ser hiperativo. Apesar de querer muito falar, não tem a coordenação motora necessária”, explica.

Foi então que a sindicalizada resolveu transformar tal dificuldade em oportunidade de se comunicar de uma forma diferente com o filho. “Eu, ele e o meu marido fomos para os Estados Unidos em 2011. Lá ele aprendeu a técnica de digitar para se comunicar. Foi maravilhoso, pois, aos 13 anos, ele começou a dizer o que pensava e eu, enfim, pude conhecer melhor meu filho”, relembra.

Essa técnica mudou a vida de Pedro por completo. Atualmente no 2º ano do Ensino Médio, ele participou de um evento sobre autismo realizado em Fortaleza, em novembro do ano passado, onde deu um testemunho da sua vida e abordou os avanços na sua comunicação com amigos e familiares.

Engana-se quem pensa que as conquistas de Pedro se esgotam por aí, como conta a mãe orgulhosa. “Ele escreve poesias que fazem qualquer um chorar de emoção. Uma delas foi publicada em uma revista eletrônica em Portugal chamada Subversa, em 2015”, conta Claudia.

Para quem deseja entender mais sobre o autismo, a filiada indica o livro “O que me faz pular”, escrito por Naoki Higashida. “Ele é um autista que se comunica como o meu filho – digitando”, explica. Outra dica dela é o filme “Autism is a world”, um documentário sobre uma autista chamada Sue Rubin que também se comunica digitando.

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ela tem uma mensagem especial para compartilhar. “Temos que fazer com que as pessoas conheçam mais sobre autismo. É com a informação que vamos acabar com a discriminação. Vamos ajudar os autistas e fazer o que eles pedem: ‘por favor, nunca desistam de nós’”, finaliza a sindicalizada.