Contribua para o controle da corrupção!

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, SINDICONTAS-PE, posiciona-se publicamente contra a aprovação da PEC 30/2014 (http://www.sindicontas.org.br/noticias-detalhe.php?id=879#.V5DgIfmDFBc), a qual propõe restrições às despesas dos Tribunais de Contas dos Estados que impactarão seriamente o bom desempenho da atividade fiscalizatória.
Encaminhada pelo Senado à Câmara dos Deputados, a PEC ressurge em um momento em que a corrupção, alvo das instituições de controle externo, tem recebido duros golpes. Como ser efetivo na luta contra os desvios nos gastos públicos sem uma forte fiscalização? A quem interessa restringir o poder de atuação dos Tribunais de Contas?
Tramitando de forma rápida, ela será apreciada pela Câmara no próximo mês de agosto. É importante que a sociedade pernambucana pressione os deputados de nossa bancada federal de forma a evitar esse retrocesso.
Encaminhe e-mail aos deputados federais através dos endereços eletrônicos, a seguir.
Abaixo, apresentamos também sugestão de modelo de mensagem.
Participe dessa luta cidadã!
Endereços eletrônicos:

Zeca Cavalcanti (PTB/PE)dep.zecacavalcanti@camara.leg.br

(Modelo de mensagem)

Prezado Parlamentar,

A PEC 30/2014, de autoria do Senador do Amapá João Capiberibe e em apreciação pela Câmara dos Deputados, propõe restrições às despesas dos Tribunais de Contas dos Estados/DF.;

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil — ATRICON, a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios – ABRACOM e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Tribunais de Contas – FENACONTAS já se manifestaram contra a aprovação da referida PEC.

A austeridade, alcançada pela racionalização das despesas e aplicada a todas as instâncias da Administração Pública, é mais que bem-vinda, necessária. No entanto, aplicada tão somente aos órgãos de controle externo, abre espaço para a permanência da corrupção na pauta diária dos veículos de comunicação.

Não há razões que justifiquem o tratamento seletivo conferido pela PEC 30, quando elege apenas a esfera estadual e distrital como alvos das supostas medidas de contenção de gastos: revela-se uma afronta ao controle externo, justamente num momento em que a corrupção, alvo das instituições de controle externo, tem recebido duros golpes.

Apelamos ao parlamentar para que não aprove a referida PEC, propiciando um debate responsável e transparente sobre o custo do Estado brasileiro e as necessárias medidas de austeridade que devem ser suportadas por todas as instituições públicas, de todos os Poderes e Órgãos e nas três esferas federativas.