TCE menos presente no interior

Já está disponível no Canal do SINDICONTAS-PE (YouTube) o vídeo da quarta participação do sindicato na edição do programa “Tá Ligado, Cidadão?” exibida no dia 11 de outubro de 2015 na TV Tribuna (afiliada da Band). Na ocasião, o presidente do SINDICONTAS-PE, Márcio Santana, alertou a perda de qualidade na auditoria em razão do esvaziamento do quadro do TCE-PE em suas inspetorias interioranas, como pode ser conferido no link a seguir: https://youtu.be/rFjf_qC2aP4 Veja, abaixo, a íntegra da mensagem: “Quando o recurso é pouco, é preciso gastar melhor. Estamos num cenário de prefeituras e de estado muito endividados. Nós estamos utilizando o espaço do programa 'Tá Ligado, Cidadão?” para colocar a iniciativa, a necessidade, de nós flexibilizarmos as atribuições dos cargos de fiscalização do Tribunal de Contas. Hoje são sete cargos. A ideia é que eles possam todos atuar sobre qualquer objeto de despesa, conferindo uma maior eficiência à fiscalização. Há outros aspectos que também merecem atenção. Há cerca de 20 anos, o Tribunal de Contas teve a iniciativa de interiorizar o seu quadro de fiscalização: criou sete inspetorias distribuídas em vários municípios pelo interior. De 2012 para cá, notadamente, esse quadro de fiscais no interior tem sido reduzido. Fiscais têm migrado para a capital, Recife, e isso desfalca o nosso esforço de fiscalização no interior. As nossas metas de auditoria são basicamente as mesmas e o quadro, menor, tem dificuldades para cumpri-las. Não que não as cumpra, mas a gente acaba sofrendo com a qualidade da auditoria. Há menos gente para fazer o mesmo trabalho. Isso é um problema sério. A gente precisa colocar mais fiscais próximo ao jurisdicionado. Essa iniciativa do TC de abrir inspetorias no interior tem, entre seus objetivos, a ideia de orientar melhor o jurisdicionado e também de estar mais próximo da sociedade, seja para receber denúncias, seja para esclarecer dúvidas. Importantíssima também é a presença ostensiva do fiscal próximo à despesa. Essa presença, próxima à despesa, coíbe o mau uso do recurso público.” Confira as participações anteriores do SINDICONTAS-PE no programa: Edição #1: https://www.youtube.com/watch?v=Pb4q0lsUpBQ Edição #2: https://www.youtube.com/watch?v=_oA9H5DAqP0 Edição #3: https://www.youtube.com/watch?v=i1UpYVy3Lrw