Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
(81) 99607 0420
(81) 3221 2989
Notícias do Sindicontas
TCE menos presente no interior
Já está disponível no Canal do SINDICONTAS-PE (YouTube) o vídeo da quarta participação do sindicato na edição do programa “Tá Ligado, Cidadão?” exibida no dia 11 de outubro de 2015 na TV Tribuna (afiliada da Band). Na ocasião, o presidente do SINDICONTAS-PE, Márcio Santana, alertou a perda de qualidade na auditoria em razão do esvaziamento do quadro do TCE-PE em suas inspetorias interioranas, como pode ser conferido no link a seguir: https://youtu.be/rFjf_qC2aP4
Veja, abaixo, a íntegra da mensagem:
“Quando o recurso é pouco, é preciso gastar melhor. Estamos num cenário de prefeituras e de estado muito endividados. Nós estamos utilizando o espaço do programa 'Tá Ligado, Cidadão?” para colocar a iniciativa, a necessidade, de nós flexibilizarmos as atribuições dos cargos de fiscalização do Tribunal de Contas. Hoje são sete cargos. A ideia é que eles possam todos atuar sobre qualquer objeto de despesa, conferindo uma maior eficiência à fiscalização.
Há outros aspectos que também merecem atenção. Há cerca de 20 anos, o Tribunal de Contas teve a iniciativa de interiorizar o seu quadro de fiscalização: criou sete inspetorias distribuídas em vários municípios pelo interior. De 2012 para cá, notadamente, esse quadro de fiscais no interior tem sido reduzido. Fiscais têm migrado para a capital, Recife, e isso desfalca o nosso esforço de fiscalização no interior.
As nossas metas de auditoria são basicamente as mesmas e o quadro, menor, tem dificuldades para cumpri-las. Não que não as cumpra, mas a gente acaba sofrendo com a qualidade da auditoria. Há menos gente para fazer o mesmo trabalho. Isso é um problema sério. A gente precisa colocar mais fiscais próximo ao jurisdicionado.
Essa iniciativa do TC de abrir inspetorias no interior tem, entre seus objetivos, a ideia de orientar melhor o jurisdicionado e também de estar mais próximo da sociedade, seja para receber denúncias, seja para esclarecer dúvidas. Importantíssima também é a presença ostensiva do fiscal próximo à despesa. Essa presença, próxima à despesa, coíbe o mau uso do recurso público.”
Confira as participações anteriores do SINDICONTAS-PE no programa:
Edição #1: https://www.youtube.com/watch?v=Pb4q0lsUpBQ
Edição #2: https://www.youtube.com/watch?v=_oA9H5DAqP0
Edição #3: https://www.youtube.com/watch?v=i1UpYVy3Lrw
Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.