Contribuição social 2015

No dia 29 de outubro, foi realizada, na sede do SINDICONTAS-PE, Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que teve como único ponto de pauta a definição da tabela de contribuição social a ser cobrada aos sindicalizados no ano de 2015. Nos últimos anos, o sindicato experimentou forte impacto sobre sua gestão financeira, motivado pela relevante evasão de sindicalizados vivenciada a partir do ano de 2007. A desfiliação foi em boa parte decorrente de crise de representatividade e do aumento no valor da contribuição mensal cobrada aos servidores sindicalizados. Esta última – que, desde a fundação do sindicato, foi vinculada percentualmente (1,0%) aos vencimentos individuais - teve seus valores absolutos majorados em níveis que desestimulavam a manutenção do quadro de filiados, bem como a filiação de novos servidores. Diante desse contexto, entendeu-se necessário tornar a sindicalização mais atraente do ponto de vista financeiro, seja pela redução dos valores cobrados, seja pela contrapartida na oferta dos serviços. Assim, desde 2012, a diretoria executiva do sindicato tem tomado iniciativas para a redução dos valores cobrados através do saneamento das despesas sindicais e do aumento das receitas. Em movimento responsável, tem proposto e aprovado junto à categoria a gradual redução dos valores de contribuição. Confira as propostas apresentadas e a deliberação na ata da AGE, que está disponível neste link.