Jornada de trabalho em estudo

Em nossa última rodada de visitas às inspetorias, identificamos o interesse dos servidores em normatizar situação informal que há tempos tem sido prática em várias de nossas gerências, no interior ou na sede. O cumprimento da jornada de trabalho em horários flexíveis tem sido tratado pelos gerentes de forma autônoma e diferenciada, suscitando desconforto nos colaboradores que: - sem respaldo oficial, não se sentem suficientemente seguros diante das concessões informalmente acordadas com seus gerentes; - podem ter sua dinâmica de trabalho (e de vida!) radicalmente revista, frente à simples substituição do gerente. Esse tipo de concessão é vista por muitos como sendo apenas da conveniência dos servidores, interferindo negativamente no desempenho institucional. O SINDICONTAS-PE entende, no entanto, que a flexibilidade horária da jornada — se bem planejada — pode contribuir para a eficiência institucional à medida que motiva o servidor, permitindo a ele melhor equilibrar suas demandas profissionais e pessoais. Sob as mesmas condições, outra demanda importante quanto ao regime de trabalho é a possibilidade de trabalho remoto, ou seja, fora das dependências do TCE-PE. Cientificado de que a gestão preparava normativo nessa direção, o SINDICONTAS-PE requereu, por ofício, que tivesse conhecimento do seu conteúdo previamente à publicação, de maneira a avaliá-lo junto aos servidores e oportunamente encaminhar sugestões. Assim, convidamos os servidores interessados em contribuir para o tema a participar de duas reuniões, marcadas para hoje e amanhã (02 e 03/10), às 12h, na sede do SINDICONTAS. Nelas, será apresentado o que tem sido discutido na casa, bem como formalizado encaminhamento à gestão.