Conheça os candidatos que aderiram à FACE

A Frente de Apoio ao Controle Externo (FACE) é uma iniciativa do SINDICONTAS-PE com o objetivo de buscar o compromisso dos candidatos à legislatura (deputados estaduais e federais) com diretrizes que reforçam o papel e a eficiência do controle externo como meio para a correta aplicação dos recursos públicos. A adesão dos candidatos a essas diretrizes é voluntária e pode ser feita assinando o Termo de Adesão disponível neste link e remetendo-o para a sede do SINDICONTAS-PE. Os candidatos comprometidos com a FACE terão seus nomes relacionados nos canais de comunicação (site, newsletter, Facebook, Twitter e panfletos) do SINDICONTAS-PE de maneira a permitir sua apreciação pela nossa categoria bem como pela sociedade civil enquanto atores preocupados com os controles externo e social. Além de seus nomes, será disponibilizado espaço em nosso site para a apresentação do candidato (número, currículo e plataforma de campanha) em até 250 palavras. O material será publicado tão logo assinado o compromisso com as diretrizes da frente, e os candidatos serão apresentados por ordem de adesão. Confira, abaixo, a apresentação de cada um dos candidatos que já assinaram com a FACE: MARCELINO GRANJA 65100 Marcelino Granja nasceu em Bonito, no Agreste do Estado. Foi dirigente do PCdoB do Cabo de Santo Agostinho; secretário de Agitação e Propaganda, Organização e Formação do Comitê Estadual; presidiu o partido em Jaboatão dos Guararapes. Formou-se engenheiro civil na UFPE. Aprovado no concurso da Receita Federal, chefiou a Agência do órgão em Jaboatão. No governo de Miguel Arraes, foi diretor de Operações do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM). Com Luciana Santos, prefeita de Olinda, mergulhou na tarefa de cuidar da cidade, demonstrando zelo especial pelo bem público. Ao lado de companheiros, como Luciano Moura e Renildo Calheiros, ajudou Luciana a colocar Olinda no caminho do desenvolvimento. Foi secretário da Fazenda e Administração e depois secretário de Governo. Em janeiro de 2011, assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec), conduzindo, desde então, as ações e programas da política estadual para o setor. À frente da Sectec, priorizou a interiorização do ensino superior, com a instalação de campi avançados da Universidade de Pernambuco em diversas cidades do Agreste e do Sertão do estado; a ampliação e estruturação dos parques tecnológicos, a exemplo do Parqtel; e a implementação do Programa Conexão Cidadã, de inclusão sociodigital. Destaca-se ainda a execução do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). Em toda sua trajetória pessoal, política e administrativa, Marcelino mantém inalterados valores essenciais como a seriedade, o respeito e a capacidade de diálogo, bem como o compromisso inabalável com a construção de um Brasil cada vez mais soberano, democrático e socialmente justo. LUCIANA SANTOS 6510 A defesa dos avanços sociais e da soberania nacional é a marca principal de Luciana. Formada em Engenharia Elétrica pela UFPE, sua trajetória político-administrativa se apoia na coerência e no compromisso com os movimentos populares e dos trabalhadores. Foi vice-presidente da UNE, coordenadora do Instituto de Pesos e Medidas, deputada estadual, prefeita de Olinda de 2001 a 2008 e secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Atualmente é deputada federal por Pernambuco e vice-presidente nacional do PCdoB. Única deputada mulher da bancada de Pernambuco na Câmara Federal, Luciana faz um mandato combativo e incansável pelos direitos sociais e pela soberania nacional com uma atuação exemplar. Atua na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e na Comissão de Cultura (CCult), onde é vice-presidente. É relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Infantil. Luciana também preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura do Congresso Nacional, onde articula parlamentares e representantes da sociedade civil e dos movimentos culturais na luta pela aprovação de projetos de interesse da Cultura, e participa da coordenação da Frente Parlamentar pelo Direito à Comunicação e a Liberdade de Expressão (FrenteCom). A parlamentar defende temas importantes no Congresso Nacional, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Entre eles, as reformas democráticas e estruturantes, como a Reforma Política e a Regulamentação da Comunicação. Luciana teve atuação destacada ainda, na destinação dos 10% do PIB para a Educação; na defesa do Plano Nacional de Educação – PNE e na luta por mais investimentos na saúde e valorização do SUS. MAJOR CANEL 77190 Bacharel em Direito, pós-graduado em Segurança Pública e major da Polícia Militar, Canel disputa pela primeira vez um mandato eletivo. Sua carreira na Polícia Militar é marcada por ações de valorização do ser humano, como o projeto Sementes de Cidadania, realizado em Limoeiro. Candidato a deputado estadual 77190 pelo Solidariedade, ele tem duas principais frentes de luta: a defesa da família e da segurança pública, incluindo propostas para os integrantes da Polícia Militar. Conheça algumas de suas bandeiras: - Obrigatoriedade de Licenciatura em Música e em Informática para profissionais formados nas respectivas áreas; - Criação de Centros de Recuperação para dependentes químicos, mantidos pelo Estado. - Criação de núcleos para o ensino da música. - Redução da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas, visando o bem-estar dos profissionais de saúde, melhorando o atendimento ao paciente. - Manutenção, criação e valorização das bibliotecas públicas estaduais. - Fim da fila de espera para cirurgias nos hospitais públicos. Para a Polícia Militar, ele defende, entre outras questões: - Correção dos valores das diárias, da ajuda de custo, gratificação de alimentação e auxílio funeral, compatibilizando com os valores praticados no mercado. - Gratificação de Comando para os praças quando desempenharem funções. - Cumprimento imediato do Decreto que estabelece, desde 2008, o pagamento em dobro do vale-refeição aos motoristas. - Cumprimento imediato do Decreto que estabelece, desde 2008, o pagamento em dobro do vale-refeição aos motoristas. ALBERTO FEITOSA 22022 Pernambucano, casado e pós-graduado em Empreendedorismo e Gestão de Negócios pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), exerceu a função de Superintendente do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, onde participou da construção do novo aeroporto, uma das maiores obras do Estado. Eleito Deputado Estadual em 2006, exerceu a Vice-Liderança do Governo Eduardo Campos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e, no seu primeiro mandato, procurou pautar suas ações nos temas da segurança pública, cultura, turismo, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação. Atualmente é Presidente do PR Municipal do Recife. Após sua reeleição como deputado estadual em 2010, foi convidado pelo Governador Eduardo Campos para assumir a Secretaria de Turismo de Pernambuco, onde ficou na pasta entre os anos de 2011 e 2013. Sua atuação à frente do turismo pernambucano lhe rendeu prêmios nacionais e internacionais, como o de Melhor Secretário de Turismo Estadual do País em 2011, pelo Grupo Brasil Travel News, e o WTM Global Awards, concedido pela World Travel Market (WTM), principal feira do Reino Unido. Alberto Feitosa é responsável pela implantação de importantes projetos para o bem-estar dos pernambucanos. A ação de acessibilidade Praia Sem Barreiras, voltado para o lazer de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida; o Horizonte Profissional, que leva estudantes para conhecerem o Complexo de Suape; a lei contra a prática do bullying nas escolas, além de obras estruturadoras em todo o Estado fazem parte de suas realizações por Pernambuco.