Técnicos e programadores se reúnem no TCE

Às 12h da última sexta-feira (13 de junho), grande número de técnicos e programadores - inclusive vindos das inspetorias regionais - reuniu-se no TCE-PE para discutir a preocupante situação de suas aposentadorias. Organizados em comissão - acompanhada pela Diretoria do SINDICONTAS-PE – foram recebidos em audiência pelo Presidente do TCE-PE, Conselheiro Valdecir Pascoal. Nesse encontro, foi formalizada a solicitação de abertura das discussões sobre o tema, pedido respaldado por quase 300 assinaturas de servidores dos mais diversos cargos. Destacamos, a seguir, a palavra do presidente do TCE-PE: “Sou ciente da responsabilidade de gerir o Tribunal e quero que todos trabalhem motivados. Tenho um compromisso com a motivação. Quero os servidores do TCE os mais motivados possíveis. O diálogo está aberto sempre. Não há nenhum tema que não possa ser colocado em pauta. Essa questão da aposentadoria me preocupa e tratarei esse assunto com seriedade. Vocês estão me trazendo fatos novos sobre a questão e que valem a pena uma revisita do colegiado. Meu compromisso é de respeitar a questão e de apreciar o pleito... Eu me comprometo a conduzir essa questão no Conselho da melhor maneira possível, abordando a pauta da categoria em seus dois ângulos: a reestruturação e a aposentadoria.” Ao final da reunião, Alexandre Simões, técnico de auditoria lotado na Inspetoria Regional de Salgueiro que esteve à frente da mobilização, fez sua análise: “Minha impressão da reunião com o presidente Valdecir Pascoal foi positiva. Ele garantiu que está disposto a ter acesso aos nossos estudos sobre o tema, ao material que reunimos. Considero como uma primeira abertura ao diálogo sobre essa importante questão.” Márcio Santana, presidente do SINDICONTAS-PE, ressaltou a necessidade de que a construção da solução fosse negociada e não apenas informada à categoria: “O que estamos pedindo é sensibilidade à causa para a sua efetiva solução. O que nos preocupa até então não é o reconhecimento do problema. Todo o TCE o conhece de perto e há muitos anos. O que nos preocupa é a omissão sobre o tema e acredito que, neste momento, estão postas todas as condições necessárias ao seu maduro e transparente tratamento. Não estamos trazendo uma solução para o problema, e sim pleiteando a abertura de um diálogo. E todo diálogo pressupõe a existência de partes. Por isso, solicitamos a presença do sindicato nos estudos a serem realizados sobre esse assunto dentro do Tribunal.” Confira a cobertura fotográfica dessa mobilização no Flickr do SINDICONTAS-PE e também no perfil do sindicato no Facebook.