Publicada a 3ª Coluna do SINDICONTAS-PE

A terceira edição da Coluna do SINDICONTAS-PE foi publicada nesta segunda-feira (09) no jornal Diario de Pernambuco. O PDF da página pode ser conferido neste link. Leia, a seguir, a íntegra do conteúdo da coluna: O SINDICALISMO DEVE PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL? No dia 05 de outubro de 2014, os brasileiros irão às urnas. O SINDICONTAS-PE defende que o movimento sindical, como importante agente político e social, tem a obrigação de participar ativamente do processo eleitoral. Serão apreciadas plataformas políticas que afetam positiva ou negativamente as categorias profissionais representadas pelos sindicatos e, numa visão mais ampla, a sociedade. O SINDICONTAS-PE não se furtará ao debate, já que uma das missões da organização sindical é exatamente a conscientização política da categoria. Diferencia, contudo, politização de partidarização. Esta última enseja a divisão dos trabalhadores e consequente enfraquecimento da mobilização. “Tradicionalmente, temos apoiado candidatos ‘amigos do SINDICONTAS-PE’. Escolhidos de forma a contemplar um amplo espectro partidário, gozam do nosso respeito e simpatia em razão da convergência de sua atuação com as diretrizes de nosso sindicato, em especial, o fortalecimento do controle externo”, destaca Márcio Santana, presidente da entidade. O SINDICONTAS-PE avaliará as propostas dos candidatos das várias legendas disponíveis, nas esferas estadual e federal. Essa iniciativa restringe-se, contudo, ao legislativo, na intenção de manter a isenção do sindicato e da categoria por ele representada frente a um futuro fiscalizado, ordenador de despesas. “Preocupa-nos a manutenção do distanciamento partidário em favor da aproximação com as ideias. Enfatizamos aquelas relacionadas ao fortalecimento da categoria que representamos e, consequentemente, do desempenho do Tribunal de Contas como órgão de controle externo”, reforça o presidente do sindicato. Por tudo isso, a participação do sindicato no processo eleitoral é questão de sobrevivência política do movimento sindical.