Empréstimo consignado tem prazo maior

No último dia 10 de março, o SINDICONTAS-PE pleiteou formalmente o aumento do prazo máximo de desconto em folha de pagamento para as consignações deferidas no sistema TCE-PE Consig. O prazo atualmente vigente era de 48 meses, uma conquista do sindicato na gestão passada do TCE-PE, mas ainda o menor praticado no Estado de Pernambuco. “O TJPE permite empréstimos no prazo de até 96 meses. O TCU, 120 meses”, informou Márcio Santana, presidente do SINDICONTAS-PE. “Cerca de 500 servidores do TCE-PE são titulares de pouco mais de 800 contratos de empréstimo consignado. Considerando a dificuldade de acesso a crédito a juros baixos, a ampliação do prazo para a consignação permite aos servidores melhor dispor de crédito tanto para a realização de investimentos como para o equacionamento de eventuais dívidas.” Com a publicação da Portaria TC nº 240 no DOE de hoje, 09/05, o sindicato conseguiu a ampliação dos atuais 48 para 60 meses. “É benefício estendido a todos os servidores. A comemoração só não é maior porque, mesmo diante da ampliação, ainda temos o menor prazo de empréstimo praticado no Estado. Além disso, com o significativo aumento da taxa de juros no último ano e meio, essa extensão de prazo ensejará benefícios apenas àqueles que estão buscando novos empréstimos, restando praticamente inviável a renegociação de empréstimos preexistentes. Esses últimos não terão seus custos atenuados. Isso nos credencia a repetir o pleito em um futuro próximo”, conclui Márcio Santana.