Tributo ao ex-conselheiro Jarbas Maranhão

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco nas décadas de 1970 e 1980, o ex-senador pernambucano Jarbas Maranhão faleceu no último dia 10 de abril, aos 98 anos, em decorrência de uma parada cardíaca enquanto dormia de madrugada. Fundador do Partido Social Democrático (PSD) em Pernambuco e ex-secretário estadual, Jarbas Maranhão era o último remanescente da Assembleia Nacional Constituinte de 1946. Jarbas Maranhão permaneceu no cargo de Conselheiro do TCE-PE até 1986. Em sua homenagem, o SINDICONTAS-PE publica, a seguir, um tributo de autoria de João Lopes da Cruz Neto, ex-diretor geral do TCE-PE e aposentado filiado ao sindicato. Confira, abaixo, a íntegra do texto: Nossa mensagem de pesar aos familiares e amigos do inesquecível DR. Jarbas Cardoso de Albuquerque Maranhão “A perda de um ente querido é a prova mais dolorosa que o Espírito enfrenta em sua breve passagem pela Terra. Como entender um fato que parece fechar todas as portas à esperança? Conviver sem a presença física de quem tanto estimamos? Controlar a saudade dos mínimos gestos? Saudade essa que ao contrário do que dizem, parece aumentar com o tempo. Como suportar a voz que se calou trazendo um terrível silêncio? E o que fazer para conter as lágrimas diante das fotografias de um passado que não retorna? Manter a confiança torna-se tarefa complicada quando o futuro nos parece tão incerto. Tudo a nossa volta parece sem sentido e penoso, falta coragem para os mínimos atos. Emoções se misturam, num instante a revolta, a descrença, a vontade de gritar sem parar e em outro momento, reina a melancolia, o pranto, a vontade de desistir”. Nosso tributo ao saudoso e inolvidável Dr. Jarbas Cardoso de Albuquerque Maranhão, com quem tive o imenso prazer de desfrutar de sua amizade no Tribunal de Contas de Pernambuco. Ele na condição de Conselheiro e eu como Auditor das Contas Públicas concursado. Falar de Dr. Jarbas é falar de uma pessoa educada e de grandes virtudes e lealdades para com seus pares e os funcionários em geral daquela Corte de Contas. A minha aproximação com Dr. Jarbas Maranhão, foi o fascínio pela sua história de vida na política e sua facilidade na expressividade e eloquência de seus discursos. Na condição de Professor Universitário e Técnico daquela Corte de Contas, muito contribuiu para ampliação do meu universo do conhecimento como forte subsídio para a interpretação e análise das contas do Governo que tive o privilégio da ser o auditor escolhido para elaborar o Parecer Técnico do processo de Prestação de Contas do Governo do Estado, processo de maior relevância a ser julgado pela Corte, é o único processo que tem prazo previsto na Lei Orgânica para sua conclusão. Tive a oportunidade de viajar com Dr. Jarbas a Fortaleza e ao Rio Grande do Sul, para participar de congressos e seminários. Era uma pessoa humana extraordinária de fácil diálogo em todos os níveis. A sua lealdade era sua marcar indelével, pois anualmente surpreendia com uma mensagem de aniversário. Tudo isso nos cativava bastante. Na Espanha, onde permaneci por 5 anos (1998 a 2004) fazendo o mestrado e o doutorado, na Universidad de Zaragoza, tive a oportunidade de ler um de seus artigos na internet, resolvi fazer uma ligação para ele. Ao atender, falei que estava na Espanha e que tinha lido seu artigo. Foi uma alegria muito grande. Todavia, sempre preocupado, com o custo da ligação, pois falar da Europa para o Brasil o custo era muito alto. Tive o privilégio de ter um trabalho prefaciado por Dr. Jarbas. O trabalho era o primeiro Plano de Contas para o controle contábil da própria Corte de Contas. O seu prefácio contém 5 páginas, uma verdadeira aula. Fala do desenvolvimento científico em geral é acompanhado por igual progresso no campo das Ciências Contábeis. Afirma: “João Lopes, na qualidade de Diretor do Departamento de Contabilidade do TCE, tem, como estudioso, esse entendimento e, além disso, um franco entusiasmo pela sua especialização. Há os que têm o fascínio das letras e os que guardam o encanto dos números; João Lopes tem a emoção das contas. Poucos como ele experimentam tamanha satisfação em face de um balanço ou uma demonstração financeira”. Aqui, fica a minha eterna gratidão ao inolvidável Conselheiro e Amigo Dr. Jarbas Cardoso de Albuquerque Maranhão.