Aprovado pleito salarial para 2013

Encerrada na última sexta-feira (29/03), a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) aprovou o pleito salarial para 2013. Nos últimos 40 dias, a Diretoria do SINDICONTAS-PE realizou reuniões em todas as inspetorias do TCE e também na sede para discutir a campanha salarial 2013. Fruto de sua construção democrática, a proposta levada pela Diretoria para votação em assembleia foi aceita pela quase unanimidade dos votantes. Clique neste link para conferir o PDF com os resultados da votação. “O pleito foi pautado por duas diretrizes básicas. A primeira delas é a data-base estabelecida em Lei para a revisão dos valores dos nossos vencimentos: o normativo que a estabelece no dia primeiro de abril de cada ano tem sido sistematicamente ignorado. A atual gestão tem mostrado preocupação quanto a isso: em 2012, antecipou o reajuste do mês de junho para o mês de maio. Desde o segundo semestre do ano passado, temos empreendido conversas com a Diretoria Geral e a com Presidente Teresa Duere na direção do cumprimento de nossa data-base em 2013”, afirmou o presidente do SINDICONTAS-PE, Márcio Santana de Carvalho. “A segunda diretriz é a recomposição do poder de compra. Reajuste não depende de mérito e deve ser concedido todo os anos em patamar mínimo que cubra a inflação do período. O patamar aprovado em assembleia leva em conta que a inflação a que o servidor do TCE está sujeito é superior àquela divulgada pelos órgãos oficiais (INPC e IGPM), seja pela diferente composição de nossa cesta de consumo, seja pela pressão da demanda em nosso estado. Oportunamente, estamos antecipando a discussão sobre o reajuste para o ano de 2014”, complementou o presidente do sindicato. Redução da Contribuição Social – Desde o segundo semestre do ano passado, a atual Diretoria tem atuado fortemente na desoneração do servidor sindicalizado. Iniciou com o segmento dos aposentados — hoje pagam a metade do valor costumeiro — e, agora, de forma inédita, os descontos chegam também aos servidores ativos. “Queremos um sindicato forte, que possa defender com plenitude os interesses de todos os servidores. Isso passa, claramente, pelo tamanho do quadro de filiados. A fixação do atual quadro bem como a atração daqueles servidores que estão momentaneamente fora da estrutura sindical recebe forte influência da relação benefício x custo da sindicalização. No pilar dos custos, nossa meta é alcançar uma contribuição de 0,5 % para todos os servidores até o final da atual gestão 2013-2014. Além das ações administrativas internas, o ritmo de queda da contribuição social será tão maior quanto o for a adesão dos servidores”, ressaltou Márcio Santana de Carvalho. Nesta AGE, foi aprovada tabela de contribuição social que ficará vigente durante todo o ano de 2013 (clique aqui para conferir a tabela de contribuição em PDF), não sendo alterada pelo reajustes conquistados pela categoria ao longo do ano. Ou seja, na prática, a contribuição ao sindicato passa a ser fixa, desatrelada do (eventual aumento do) salário do servidor.