Aposentados comemoram seu dia no sindicato

Os aposentados filiados ao SINDICONTAS-PE tiveram uma manhã especial na última quinta-feira (24). Reunidos no edifício da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, eles comemoraram o seu dia assistindo a palestras, degustando um delicioso buffet de crepes e confraternizando com os amigos do Tribunal numa programação montada pelo sindicato para celebrar a data e homenagear aqueles que dedicaram boa parte de sua vida ao desempenho de suas atividades no TCE-PE. O evento começou com a palestra da psicóloga Ana Maria Cavalcanti, que abordou o tema do envelhecimento ativo. “A criança de ontem é o adulto de hoje e o avô ou a avó de amanhã. O envelhecimento não é uma doença nem é sinônimo de invalidez, é um processo dinâmico que acontece todos os dias. Nesse contexto, o envelhecimento ativo é um desafio porque vai prezar pelo lado positivo da vida. Por isso, envolve todo um trabalho de conscientização, informação e ação”, afirmou a palestrante na ocasião. Em comemoração ao Dia dos Aposentados, a Diretoria Executiva do SINDICONTAS-PE anunciou uma série de novidades. O destaque ficou por conta do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA): após a leitura do projeto, os aposentados presentes assinaram o documento entregue à Presidente do TCE-PE, Teresa Duere. “Esse rito de passagem que é a aposentadoria não precisa ser uma fonte de preocupação para quem se esforçou durante anos e quem ainda se esforça pelo Tribunal de Contas. Um dos objetivos do sindicato é zelar pelos aposentados e não é de hoje que o SINDICONTAS-PE vem contemplando essa classe em suas ações”, ressaltou o presidente do sindicato, Márcio Santana de Carvalho. A formação do 3º grupo da execução da Ação dos 104% foi outra novidade divulgada na ocasião. Ainda na área jurídica, a possibilidade de ações judiciais para aposentados foi o tema da segunda palestra do dia, ministrada pela advogada que presta assessoria jurídica ao SINDICONTAS-PE, Maria Cristina Câmara. Ela anunciou uma ótima novidade para os aposentados filiados: “O sindicato irá implementar um novo software (CP-PRO) para facilitar a gestão dos processos dos filiados. Uma das vantagens para o filiado é que, em breve, iremos disponibilizar no site do sindicato uma área onde o sindicalizado irá digitar seu login e sua senha e poderá ter acesso a todas as ações judiciais, suas movimentações e sua condição atual”. O evento contou ainda com uma homenagem à Maria do Livramento Souza Gomes, recém-aposentada e ex-presidente do sindicato na época em que ainda era a AFTC. “Fiquei emocionada com a homenagem e com o reconhecimento e o carinho dos colegas através do SINDICONTAS-PE. A visão da atual diretoria, que busca sempre considerar os aposentados e seus valores, é muito necessária nos dias de hoje”, destacou a homenageada, que recebeu um buquê de rosas. O momento mais emocionante do evento ficou para o final, quando o aposentado João Lopes da Cruz fez um discurso de agradecimento à atuação do SINDICONTAS-PE com relação aos aposentados. “É muito significativo ter um entusiasta da causa dos aposentados à frente do sindicato. Márcio [Santana, presidente] é uma pessoa antecipada no tempo, com ideias avançadas e que busca, através da motivação, enfrentar com persistência os desafios. Nós, aposentados, merecemos todo esse respeito, pois somos pioneiros, somos desbravadores”, enfatizou. Ainda nesta semana, o SINDICONTAS-PE irá publicar a cobertura fotográfica do evento comemorativo do Dia do Aposentado. Aguarde!