As vantagens de ser sindicalizado

Vantagens não faltam aos profissionais sindicalizados. Eles podem contribuir diretamente com opiniões ou sugestões, com o objetivo de melhorar as relações e as condições de trabalho. Além disso, os sindicatos oferecem aos seus filiados assistência jurídica, médica e odontológica, bem como descontos em escolas de idiomas, faculdades e até mesmo colônias de férias. O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, destaca, porém, que o principal benefício em se sindicalizar é ajudar a fortalecer a negociação entre a categoria do profissional e os empregadores. “Ao aderir e pagar a taxa mensal, o sindicato tem condições de contratar bons advogados e outros profissionais que beneficiarão os trabalhadores. A mensalidade é diferente da contribuição sindical, e os valores da taxa variam segundo cada sindicato”, afirma. É importante ressaltar que essas vantagens são restritas aos serviços oferecidos e à oportunidade de ter suas sugestões e seus pontos de vista levados em consideração. As pessoas filiadas não têm nenhum benefício em relação à legislação trabalhista com relação a quem não é sindicalizado. No Brasil, o número de sindicalizados, em 2009, era de 16,45 milhões, o que correspondia a 17,7% da população, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na análise por região, o Sul detém o maior percentual de sindicalizados (20,7%), seguido do Nordeste (19,3%), do Sudeste (17%), do Centro-Oeste (14,2%) e do Norte (14,1%). Fonte: Matéria publicada no site da Força Sindical.