Categoria aprova proposta única

Na última sexta-feira (06), foi encerrada importante assembleia do SINDICONTAS. Nela foi apresentada e votada proposta de pleitos funcionais construída juntamente com a categoria em duas rodadas de reuniões (março/abril e julho) realizadas em todas as inspetorias do interior e na sede. A construção democrática ensejou o alto índice de aprovação verificado nos itens da proposta, 90,4% dos votos válidos, em média. Esse percentual revela também o crescimento da maturidade sindical entre os servidores, posto que tiveram a chance de avaliar pleitos pautados em princípios extensíveis a todos os cargos e que implicam a melhoria da condição funcional associada à maior efetividade do TCE. Nesta assembleia, foi inaugurado, com sucesso, o processo de votação eletrônica: dos 102 servidores filiados votantes, 24 usufruíram da comodidade do e-mail para expressar sua opinião. Originalmente pensada para atender servidores que exercem suas atividades nas inspetorias do interior e servidores aposentados, a votação eletrônica será alvo de campanha de adesão nos próximos dias a fim de fortalecer os mecanismos de comunicação virtual com a categoria. Além dos pleitos funcionais, a categoria foi convidada a opinar sobre alguns temas relevantes quanto ao seu sistema de custeio do sindicato, tendo aprovado: - com 94,8% dos votos válidos, a redução da contribuição mensal dos aposentados e pensionistas. A contribuição mensal passará do atual 1,0% para 0,8% em 11/2012, sendo reduzida gradualmente até alcançar 0,5% em 02/2013; - com 97,9% dos votos válidos, o estabelecimento de piso da contribuição mensal em R$ 25,00, a partir de 11/2012; - com 100% dos votos válidos, a categoria aprovou a realização de nova assembleia para discussão e aprovação da destinação da receita obtida a título de contribuição sindical, tão logo disponibilizada ao SINDICONTAS. Com 97,8% dos votos válidos, foi aprovada a filiação do SINDICONTAS à FENACONTAS (Federação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas), entidade que acolhe a quase totalidade dos sindicatos representativos dos servidores dos Tribunais de Contas registrados no Ministério do Trabalho e Emprego. Paralelamente, está sendo promovida a desfiliação da FENASTC, entidade que sofreu forte esvaziamento no final do ano de 2011. Em mais uma iniciativa inédita, em que pese haver previsão estatutária, a Diretoria Executiva do SINDICONTAS submeteu à assembleia a prestação de contas do ano de 2011 e o respectivo parecer do Conselho Fiscal, cuja aprovação recebeu 100% dos votos válidos. Para conferir o boletim de urna com a listagem completa dos votos da categoria, é só clicar neste link.