Dia do Fisco é celebrado na ALEPE

Um dos organizadores da comemoração do Dia do Fisco, o SINDICONTAS marcou presença no evento ocorrido nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). Convidado para compor a mesa da solenidade, Ricardo Souza, presidente do Sindicato, fez questão de enfatizar a importância de ocasiões como essa, que buscam mostrar à sociedade o valor do tributo e da atividade fiscalizatória: “Concretizar direitos fundamentais começa com a tributação: tributar corretamente, e não indevidamente”, ressaltou. Com o tema “Tributo: um valor a serviço da cidadania”, o Dia do Fisco homenageou Severino Ramos, o Professor Biu, referência estadual quando o assunto é contabilidade e auditoria fiscal. “É extremamente justo homenageá-lo porque ele formou os profissionais que trabalham com o fisco. Então todo esse sistema tem a mão dessas pessoas. E uma coisa interessante do professor é que, depois que ele coloca seu conhecimento para fora, ele se multiplica em vários. Ou seja, cada um de nós somos um pouco de Biu. Queremos, com esse prêmio, registrar a admiração que temos à sua pessoa”, afirmou Ricardo Souza. Quem também esteve presente no Dia do Fisco foi o “amigo do Sindicato” Paulo Rubem, que defende a Proposta de Emenda à Constituição 555/06, em tramitação na Câmara Federal, a favor da extinção da cobrança de contribuição previdenciária sobre proventos de aposentados e pensionistas do serviço público. “Presidi a primeira CPI de combate à sonegação da história do Estado de Pernambuco. Até então, nenhum deputado tinha feito essa investigação”, lembrou o candidato à reeleição como deputado federal, justificando a sua ida ao evento. O Dia do Fisco incluiu também uma palestra com Ricardo Alexandre, professor e procurador do Ministério Público junto ao TCE-PE, que procurou ressaltar a importância do trabalho de fiscalização. “O primeiro passo para a justiça social é a justiça fiscal”, afirmou o palestrante. Em seguida, foi a vez de Severino Ramos receber o Prêmio Fisco Municipal 2010. “Eu não sou capaz de receber uma homenagem dessas, é um excesso de bondade de vocês”, disse o homenageado em seu discurso de agradecimento, que emocionou os presentes, os quais lhe aplaudiram de pé ao final da solenidade.