De Sanctis: uma trajetória em ascensão

Convidado pelo SINDICONTAS para palestrar no encerramento do Congresso dos Servidores do TCE-PE (a ser realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro), Fausto De Sanctis é o juiz titular da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, tendo atuado à frente de diversos processos de casos de lavagem de dinheiro, crimes fiscais e corrupção no Brasil, os chamados crimes do colarinho branco. Nessa linha de atuação, adquiriu notoriedade nacional ao conseguir determinar por duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas, proprietário do Banco Opportunity que foi investigado por crimes financeiros durante a Operação Satiagraha, realizada em 2008. Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP), Fausto De Sanctis iniciou sua formação acadêmica no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), onde se formou em Direito. Em seguida, especializou-se em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Além de atuar como juiz, De Sanctis é autor de 11 livros sobre Direito, entre eles "Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica" (1999) e "Combate à Lavagem de Dinheiro – Teoria e Prática" (2008). No último mês de agosto, lançou o romance policial "Xeque-mate", sua primeira incursão no mundo da ficção literária. Atualmente, seu nome integra a lista dos seis magistrados indicados pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajupe) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).