SINDICONTAS se reúne com presidente do TCE

A Diretoria do SINDICONTAS reuniu-se, na manhã da sexta-feira passada (1º), com o presidente eleito do Conselho do TCE-PE, Marcos Loreto. Para conhecimento geral, informamos que o encontro gravitou em torno dos seguintes temas: 1 – O presidente comunicou que as deliberações tomadas no dia 21 de março são definitivas, mantendo-se o canal de diálogo para outros temas; 2 – O SINDICONTAS observou que havia solicitado ao TCE-PE espaço para negociação direta com a Presidência e que essa proposta sequer foi respondida. Por esse motivo, colocou sua insatisfação quanto à forma como a Presidência conduziu o processo, ou seja, sem ouvir o Sindicato, na ausência de dois importantes conselheiros, recém-aposentados e dos novos conselheiros, bem como na iminência de eleição de um presidente para um mandato-tampão; 3 – O SINDICONTAS reconheceu que essa insatisfação não pode ser imputada ao conselheiro Marcos Loreto, tanto porque o seu mandato iniciou-se há poucos dias quanto porque a sua história é de comprometimento com o diálogo e com o respeito aos movimentos sociais; 4 – O SINDICONTAS solicitou, ao novo presidente, uma atenção à forma como as notícias são divulgadas nas reuniões do Conselho, citando, inclusive, uma reunião da Associação dos Auditores, instantes após a reunião administrativa do mencionado Conselho. Observou também que tais fatos maculam a credibilidade do SINDICONTAS, uma vez que passam a sensação, para a categoria, de que ou a entidade não é respeitada ou os seus dirigentes têm conhecimento e não o compartilham com a categoria. A forma como se propagam as informações na Casa acirra os conflitos; 5 – O novo presidente deixou as portas abertas ao SINDICONTAS, ocasião em que a entidade solicitou (e foi atendida) a abertura de uma pauta de discussão sobre os pleitos do Gripo Ocupacional de Apoio ao Controle Externo (Goace). 6 – Aos técnicos-programadores, o SINDICONTAS informa que promoverá atividades para defesa dos seus pleitos, o que já foi motivo de discussão em reunião dos técnicos na quinta-feira passada (31); Por fim, o SINDICONTAS afirma dois compromissos fundamentais. O primeiro é ser a única entidade que defende todos os seus servidores e que não promove ingerências contra os pleitos de nenhum cargo. O segundo é ser uma instituição que defende o TCE-PE como instituição moderna e com compromisso social. Assim, lamenta profundamente o uso dos conflitos internos como forma de premiar interesses pessoais (e não de cargos) em prejuízo à qualidade do ambiente interno.