Notícias do Sindicontas

Sindicontas conversa com servidora sobre maternidade e empoderamento


Hoje o dia é dedicado às mães. Sinônimo de amor, força, dedicação, paciência e luta. Toda mãe é, antes de tudo, uma mulher e, além dos filhos, precisa se desdobrar entre as demais funções da vida, como o trabalho. O Sindicontas-PE conversou com a colega servidora Adriana Arantes, Diretora de Controle Externo do TCE-PE, para discutir maternidade, empoderamento e as várias funções da mulher na sociedade.

Adriana é servidora do Tribunal desde 2005. Antes disso, ela ingressou como estagiária, em 2002, até voltar como servidora três anos depois. Ela é filha da também colega do TCE-PE Maria Paula, Analista de Controle Externo, e cresceu vendo a mãe trabalhar com grande comprometimento e competência na instituição.

“Através da minha mãe, fui conhecendo e entendendo o propósito e missão do trabalho no Tribunal. Em 2002, entrei como estagiária e me encantei com o ambiente de trabalho e os servidores com quem convivi e com quem aprendi muito. Em 2005, regressei à instituição como servidora com muita gratidão no coração e felicidade por alcançar o sonho de pertencer ao órgão definitivamente”, lembra.

Adriana já passou por diversos departamentos, entre eles a Inspetoria Regional de Salgueiro, e, em 2022, completa 10 anos atuando na CCE (atual DEX), sendo atualmente responsável pela coordenação dos trabalhos da fiscalização, um papel de liderança importante e assumido por uma mulher.

Mãe de três filhos (12, 11 e 9 anos), ela destaca que é um desafio diário conciliar as diversas atividades da vida, como a família e o trabalho. “A sociedade hoje funciona em uma rotação sem igual. Somos cobradas por respostas imediatas por todos os lados. Por isso, as prioridades precisam ser reafirmadas a cada instante”, avalia.

Adriana afirma que, como cristã, busca viver conforme um ensinamento da Bíblia que diz: tudo o que fizer, faça como para Deus. “Das mínimas atividades às mais importantes… Isso significa um elevado nível de excelência. Por isso, é necessário aprender a dizer ‘não’ para o que é dispensável, adiável ou menos importante. Aprendi que, sempre que dizemos ‘sim’ para algo, dizemos ‘não’ para outra coisa. Então, precisamos filtrar também os ‘sins’. Tempo para Deus, para a família, amigos, para ajudar o próximo é inegociável, indelegável. O tempo dedicado ao trabalho, que deve ser delimitado, precisa ser da mais alta qualidade de concentração e compromisso. Assim, vou buscando dar o meu melhor no tempo definido e dedicado a cada coisa”, diz.

Sobre a maternidade, Adriana define como “amor infinito”. Ela conta que busca conduzir o desenvolvimento dos filhos com amor incondicional, dedicação, atenção, disciplina e instrução, sem esquecer o aconchego para que se sintam sempre seguros.

Através da história de Adriana, o Sindicontas-PE busca inspirar todas as mulheres a assumirem o papel que desejarem na sociedade, a saberem dizer os “nãos” necessários e fortalecermos, juntos, dentro do Tribunal uma cultura de respeito e empoderamento de todas as mulheres e mães servidoras.

O Sindicontas abraça todas as mães do Tribunal e do nosso Sindicato nesta data especial. Feliz Dia das Mães!



« Voltar