Notícias do Sindicontas

Educação financeira: especialista dá dicas para organizar as finanças pessoais


Você já pensou o que é preciso analisar antes de tirar um empréstimo? Buscamos dicas para nossos filiados com a correspondente autorizada da Caixa Econômica Federal Schewa Pimentel, que é conveniada ao Sindicontas-PE.

Para organizar as finanças da família, ela orienta que, antes de tudo, é preciso ter conhecimento das despesas fixas da casa, como energia elétrica, aluguel, condomínio, telefone, transporte escolar...

A partir deste levantamento, o próximo passo é limitar os gastos no cartão de crédito. Para evitar dívidas, o ideal é não utilizar cheque especial nem pagar a parcela mínima do cartão de crédito.

Caso seja necessário contratar um empréstimo para alinhar as finanças, é importante que o valor das parcelas passe a ser considerado como valor fixo nas despesas mensais. Schewa também alerta para a importância de buscar orientação sobre a melhor forma de contratar o empréstimo. “Servidores públicos têm taxas diferenciadas. É importante analisar o tipo de empréstimo melhor para o cliente. Algumas modalidades têm 3% ou 4% de taxa. O consignado fica próximo de 1%. Mesmo assim, é importante ter a clareza de que vai tirar um dinheiro pra pagar a dívida e tem que se organizar pra não virar uma bola de neve”, destaca.

Pelo convênio com o Sindicontas-PE, Schewa ajuda a mediar as negociações com o banco para financiamento habitacional, empréstimo consignado e consórcio de carros e imóveis. A orientação dela não tem custo para os sindicalizados.

Em relação ao financiamento habitacional, ela ajuda com toda a parte de aquisição de terreno, terreno com construção, compra de imóveis novos e usados. No caso de empréstimo consignado, ela ajuda os filiados com novo contrato, portabilidade e refinanciamento.

Os interessados podem procurá-la por meio dos seguintes contatos: (81) 9959-7967 / (81) 9878-6068 (telefone e WhatsApp) ou schewapimentel@hotmail.com / nunesepimentel@outlook.com



« Voltar