Lavandalma: cosméticos naturais, artesanais e sustentáveis

Uma empresa com propósito. A Lavandalma nasceu, no Recife, a partir do desejo do seu idealizador, José Maria Feitosa, neto do saudoso colega do TCE-PE Amaury Batista Ramos, de empreender com algo natural e sustentável. Após pesquisas no mercado brasileiro e exterior, o sonho virou realidade e, hoje, a empresa fabrica e vende cosméticos artesanais.

Sabonete, shampoo e condicionador sólidos, vela, aromatizador de ambiente e pomada multifunção. São cerca de 20 produtos no catálogo, todos livres de parabenos, petrolatos, sulfatos e outros.

José começou fazendo os produtos com as próprias mãos, em casa, e presenteava os familiares e amigos para testarem. “Minha vontade era de empreender com algo natural. Queria algo diferente, que tivesse significado, que levasse um produto de verdade. Fiz uma viagem pela Europa, pesquisei sobre alimentos, plantas e vi por lá esta tendência de cosméticos totalmente rústicos. Comecei fazendo sabonete, a pesquisar e entender mais do segmento. Evoluímos e passamos para um ateliê”, lembra.

No próximo mês, a Lavandalma ganhará sua primeira fábrica, que permitirá uma produção em escala maior, para atender à demanda dos consumidores, mas sem perder sua essência artesanal. Para se ter uma ideia do cuidado com o processo de produção, o sabonete vendido pela empresa leva 30 dias para ficar pronto.

Todos os produtos são feitos com ingredientes encontrados na natureza, como azeite de oliva, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu. “Utilizamos óleos essenciais, conhecidos como o espírito das plantas, que têm função aromaterapêutica. Você passa um produto deste na pele e percebe que é diferenciado”, destaca.

Há, também, um cuidado com a origem da matéria-prima. Recentemente, a manteiga de cupuaçu e de cacau utilizada foi comprada de pequenos agricultores do Pará, no Norte do País.

O shampoo e condicionador surpreendem.

São sólidos e não levam água na composição, diferente dos tradicionais, que possuem em torno de 80% de água em sua fórmula. Os sólidos fazem espuma e possuem ativos concentrados, além de serem econômicos. Uma barrinha equivale a duas garrafinhas de shampoo. A pomada multifunção ajuda a cicatrizar e hidratar a pele, além de auxiliar no tratamento de calo e pé rachado.

Conheça o portfólio completo e mais sobre a empresa no site: https://www.lavandalmacosmeticos.com.br/