Sindicontas-PE participa de visita ao presidente da AMUPE contra a PEC 32

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (Sindicontas-PE) participou, na última quarta-feira (17), de uma reunião junto ao presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota, para explanar os riscos do desmonte dos serviços públicos em caso de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, que está em tramitação no Congresso Nacional. No encontro, também estiveram representadas outras 10 entidades que compõem a Frente Pernambucana contra a referida proposta.

“Com o objetivo de angariar apoio, força e orientar a sociedade em relação ao que está acontecendo, nós fizemos essa visita, com a intenção de explicar ao presidente da Amupe o movimento que está acontecendo, pedindo, também, o compromisso da associação para discutir na sua direção a importância dos municípios se engajarem nesse processo, considerando que os serviços públicos básicos primeiramente são feitos nas prefeituras dos municípios”, explica Valdemir Bezerra, presidente do Sindicontas-PE.

A PEC 32 altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Na prática, porém, Valdemir Bezerra explica que a PEC traz a iniciativa privada para dentro do Estado, acabando com a estabilidade do servidor público e enfraquecendo ainda mais o Estado como regulador do mercado e da sociedade.

“Com uma PEC dessa passando, nós vamos desestruturar serviços públicos importantes como a saúde, a educação. O SUS está sendo ameaçado de privatização. A fiscalização também está sendo ameaçada, quando você tira o direito do servidor público de se resguardar da impessoalidade. Isso tudo nós explicamos na Amupe, onde estiveram presentes mais de 10 entidades”, acrescenta.

Neste contexto, a Frente Pernambucana, com a participação do Sindicontas-PE, reforça o pedido para que a AMUPE leve em consideração os argumentos apresentados na reunião e, a partir de um entendimento conjunto, que a associação possa se posicionar contrário a PEC 32, que precariza e permite a privatização de serviços públicos básicos essenciais na vida das pessoas.

“Pedimos ao presidente da Amupe para também conscientizar nossos deputados federais da importância de votar contra essa PEC, que não vem inovar ou colaborar com nada. Ela simplesmente vem destruir o serviço público. A luta permanece e o Sindicontas continua na luta em defesa do serviço público de qualidade”, conclui Valdemir Bezerra, presidente do Sindicontas-PE.

Veja mais fotos do encontro: