Sindicontas-PE incentiva movimento de grafiteiras

Tinta, arte e uma pitada de militância foram suficientes para mudar o ar da Travessa do Costa. A ruela é a divisa entre os muros da sede do Sindicontas-PE e da TV Globo, em Santo Amaro. Lá, moram cerca de 15 famílias. Este mês, com apoio do Sindicato, um grupo de mulheres promoveu uma ação de grafitagem nos muros da travessa.

"Há alguns anos, a travessa era ponto de tráfico e prostituição, muita gente tinha medo de passar por ele. Primeiro, pintamos o muro todo de branco e já deu outra cara. Nos últimos meses, perdemos muitos vizinhos para a Covid e ficou um clima triste. Eu tenho um carinho muito grande pela travessa e a grafitagem ajudou a melhorar o clima", conta Aryelle Kiaara, fundadora do movimento "Mulheres que pintam", responsável por grafitar a travessa.

O grupo conta com mulheres, mães, artistas e representantes do movimento LGBTQIA+, todas grafiteiras em busca de reconhecimento. "Nós grafiteiras não temos espaço frente aos homens. Na rua, o grafite é uma arte ainda muito associado e monopolizado pelos homens. Estamos buscando nosso espaço", destaca Kiaara.

A travessa tem localização privilegiada, pois é passagem para a Rua da Aurora, que carrega toda sua representação histórica e cultural para o Recife. Então, suas paredes sempre foram muito visadas por grafiteiros. "Mas nós deixamos claro: esse muro aqui é para destacar o trabalho e buscar o espaço de mulheres grafiteiras", crava Kiaara.

O grafite surgiu em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970, para unir arte, crítica social e ocupação de espaços públicos. Uma manifestação artística que caminha ao lado da luta do movimento "Mulheres que pintam".

"Fui pessoalmente ao Sindicato pedir para pintar o muro. Contei a ideia da ação e recebi um apoio maior do que esperei. Compramos tintas, fizemos uma feijoada e oferecemos lanches para as crianças, já que a maioria das grafiteiras são mães e levaram seus filhos", conta Kiaara.

O Presidente do Sindicontas-PE, Valdemir Bezerra , fala da função social do Sindicato: "estamos de portas abertas para incentivar movimentos sociais e culturais. Neste caso, ficamos felizes de incentivar mulheres grafiteiras, ainda mais vizinhas da nossa sede. Agora, mais do que vizinhos, somos parceiros de luta", destacou o Presidente.