Notícias do Sindicontas

Turmalina Teles: multiartista empresta sua sensibilidade para a arte


“Quer me conhecer?
Eu faço parte da legião terráquea
maduro fruto da Mãe Natureza
que se sabe mortal
mas com muita firmeza
do cadinho desta vida
todo dia minguante
ora triste, ora melhor
extraio positivamente
o melhor do pior
do intensivo sumo
produto final.

No mais, sou aquela pessoa que trouxe consigo a marca genética da arte musical do meu pai (Luiz G. Rocha – Advogado e músico) e a arte pictórica da minha mãe (Josepha de Salles Rocha – paisagista), porque além da escrita versejada, engendro composições musicadas, reconhecendo apenas, a clave de sol numa partitura qualquer.”

Ninguém melhor do que a própria Turmalina Teles para descrevê-la. Basta ler poucas linhas para perceber sua delicadeza, sensibilidade e a veia poética. Estas acima constam na orelha do seu livro “Lâminas do Tempo”, um dos cinco que ela publicou. A paixão pela arte, que herdou dos pais, passou para o filho, Vicente Teles (também colega do TCE-PE), e as netas gêmeas.

Auditora aposentada do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Turmalina respira arte. Compõe, canta, pinta, escreve, recita, brinca.
Além de autora de cinco livros, é colaboradora da revista de literatura Novo Horizonte há 16 anos, acadêmica da Academia de Letras do Brasil (ALB) e tem seu nome registrado no Dicionário Biobibliográfico de Poetas Pernambucanos. Também é benemérita do Clube das Pás desde 1966 e apaixonada de carteirinha pelo Carnaval de rua de Olinda e Recife.

Além dos livros, uma parte do seu trabalho pode ser conferido na página do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCQ9XcJsIXoG604LAtrBU9AA

Quando perguntada de onde vem sua inspiração, a resposta é certeira: “a gente não pede para escrever. A gente escreve. Inspiração é mistério. Artista não programa nada”.

Escreveu na Apresentação do seu livro “Você concorda? Assim aconteceu” as seguintes palavras:

“Quem, como eu escreve, quer a parceria e a cumplicidade de sentimentos, ainda que aqui ou acolá venha uma crítica ou mesmo a discordância. Você concorda? Fiquei feliz com a atenção de sua leitura, o que, desde já, agradeço.”

Nós é que agradecemos a você por libertar sua arte, sensibilidade e delicadeza para nos atravessar, Turmalina.



« Voltar