Convênio do sindicato compra dívida dos filiados: descubra como!

O SINDICONTAS-PE tem um novo convênio para apresentar aos servidores do TCE-PE que são filiados. Através dele, os sindicalizados podem utilizar os serviços de portabilidade de crédito (compra de dívida) com taxas diferenciadas e contar com uma consultoria específica para cada caso.

Através de um procedimento rápido e fácil, a categoria tem acesso a crédito consignado. Os interessados devem procurar Valéria Barboza na sede do sindicato, pelo telefone (81) 3221-2989 ou pelo e-mail sindicontaspe@gmail.com.

Saiba mais
Criado em 2013 para estimular a concorrência entre as instituições financeiras, a portabilidade de crédito é um mecanismo que permite aos consumidores transferir seus empréstimos e financiamentos para onde são oferecidas taxas de juros menores. Este convênio com o sindicato trabalha exclusivamente com a modalidade de empréstimo consignado.

Confira algumas dicas do convênio
- Solicite o saldo de suas dívidas ao seu banco, que tem, no máximo, dois dias para fornecer essas informações. O banco que possui a dívida original não pode dificultar o acesso ao saldo e às condições do contrato para a sua avaliação em outra instituição.
- É realizada uma análise de crédito para aprovação por parte do banco, que decide conceder ou não a liberação da portabilidade.
- Como se trata de uma transferência de dívida entre bancos, não pode ter cobrança de tarifas, acréscimos de valor, nem a dívida pode ser alongada.
- A instituição bancária que possui o crédito não pode negar a quitação quando solicitada pelo novo banco.
- No caso do refinanciamento, o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) só ocorre em relação à diferença dos valores recebidos.
- A abertura de conta corrente na nova instituição é condicionada em relação a cada caso, não sendo necessariamente obrigatória.
- A quitação da dívida com o banco deve ser feita pela nova instituição, não por você.
- Se encontrar qualquer dificuldade para portar seu crédito, se o banco que detém a dívida retirar benefícios, ou qualquer outro problema, registre sua reclamação no site do Banco Central.