Fopespe realiza debate sobre dívida pública

O Fórum Pernambucano do Servidor Público (Fopespe) realiza, entre os dias 10 e 14 de setembro, a I Semana de Debates sobre a Dívida Pública, que levará a discussão à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ao Tribunal Regional Federal (TRF).

O Fórum é formado por servidores que atuam em Pernambuco em órgãos do município, estado e União, inclusive os servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), representados pelo SINDICONTAS-PE.

“A ideia é impactar a população do Estado mostrando as dimensões e consequências da dívida da União", disse o vice-presidente do Fórum e integrante do GT de aposentados da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), Guilherme Varela.

O Fórum está atento ao Projeto de Lei do Senado nº 395/2017, de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB/RN), que aumenta para até 22% a alíquota dos servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Sob o argumento de compensação financeira, o projeto impacta gravemente os servidores públicos ao aumentar a alíquota suplementar no caso de déficit comprovado dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS). O Fórum articulará novas ações no intuito de combater o projeto.