Curso com módulos no Recife e em Coimbra tem condições especiais para filiados

Os servidores do TCE-PE que são filiados ao SINDICONTAS-PE podem aproveitar as condições especiais na inscrição para o curso "Advanced Studies Program: Transparência, Accountability, Compliance, Boa Governança e Princípio Anticorrupção", que será realizado no Recife e Coimbra (Portugal) em julho e em dezembro de 2018. Iniciativa do IUS Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) em parceria com o FCL LAW (Instituto Internacional de Pesquisas e Estudos Jurídicos em Liberdades Civis Fundamentais), o projeto recebe inscrições até o dia 31 de maio deste ano.

Com carga total de 90 horas-aula, o programa compreende dois módulos presenciais, com aulas, palestras, debates e avaliações, ambos com duração de uma semana. O primeiro acontece na capital pernambucana (de 23 a 28 de julho de 2018) e o segundo na cidade de Coimbra, em Portugal (de 03 a 07 de dezembro de 2018).

Entre os objetivos do curso, estão:

- Promover no seio das instituições públicas e privadas a consciência da necessidade de transparência, accountability e combate à corrupção nas relações individuais, coletivas e institucionais.
- Fomentar uma reflexão acerca da natureza, conceito e consequências da corrupção, sob um prisma filosófico-histórico-jurídico.
- Possibilitar intercâmbio entre pesquisadores e profissionais do Direito e áreas afins sobre práticas de boa governança.
- Incentivar a prática da Transparência como meio eficaz de controle social no combate à corrupção.
- Compartilhar e adotar práticas eficientes de sistemas de boa governança para instituições públicas e privadas.
- Capacitar os participantes do curso a implementarem medidas de combate à corrupção nas respectivas instituições públicas ou privadas em que exerçam suas atividades.

O curso conta com a participação de Christoph Stückelberger, diretor executivo e fundador da Globethics.net, uma rede global sobre ética com sede em Genebra; Zephyr Teachout, ex-diretora da Sunlight Foundation, organização que promove a transparência e a responsabilidade no governo, e autora do livro "The Anti-Corruption Principle”; Carlos Filipe Preces Ferreira, procurador do Ministério Público de Portugal responsável pelas investigações do Processo Face Oculta, que condenou 34 pessoas, entre empresários e políticos; e Beto Vasconcelos, ex-secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça.

As inscrições são feitas no site fcllaw.org/advprogcorruption/, onde também é possível acessar o conteúdo programático do curso. Os interessados devem procurar Valéria Barboza na sede do sindicato ou pelo telefone (81) 3221-2989.